Resumo:
O ensino de Química tem sido objeto de pesquisa de diversos trabalhos que vem sendo
desenvolvidos nos últimos anos, isso devido à grande antipatia, desinteresse e dificuldades de
aprendizagem dos alunos. O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada com alunos das
turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Santa
Cruz no Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar o ensino da química através dos alunos,
identificar suas dificuldades, quais as relações que esses educandos fazem da química com o
seu cotidiano (como percebem a importância da química no seu dia-a-dia) e desvendar qual o
sentido da química para estes através de aplicação de questionários abertos compostos por 10
questões a 23 alunos do turno da tarde. A pesquisa de campo mostrou um grande desinteresse
dos alunos pela disciplina, não compreendendo a sua importância para a sociedade, nem
fazendo relações de conteúdos com o seu dia-a-dia. Afirmam que é uma disciplina difícil, cheia
de cálculos e fórmulas, a maioria possuem dificuldades de aprendizagem, dificuldades essas
em relação a conteúdos com cálculos ou possuem dificuldades em entender o que os professores
explicam, ou seja, a forma de explicar do professor para alguns torna o conteúdo difícil. A partir
dos resultados obtidos foram feitas propostas para se tentar contornar alguns dos vários
problemas que são encontrados no campo do ensino da Ciência Química.
Descrição:
ARAÚJO, Lays Liliane da Silva. Avaliação do ensino de química no ensino médio de uma escola estadual de Santa Cruz-RN. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.