Resumo:
A prática da leitura e da escrita vem sendo realizada como um processo que busca ultrapassar
a simples decodificação do código escrito da língua. De uma maneira geral, o ato de ler
conduz a estruturas diferenciadas e a uma organização lexical que provém do contexto. Essa
organização está relacionada, estritamente, com o contexto para o qual a mensagem se torna
significante em dado momento bem como para os indivíduos que com ela têm contato. Nessa
perspectiva, o presente artigo visa promover uma discussão crítico-reflexiva a respeito do
processo de aprendizagem da leitura e sua importância no âmbito social. Para a construção
deste trabalho foi utilizado autores como FREIRE (2005), KRAMER (2003), MAGNANI
(1989), ORLANDI (2008) SILVA (2005), entre outros. O trabalho tem como objetivo
principal, investigar a importância da leitura para o aprimoramento da escrita nas turmas do 3º
Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob
Guilherme Frantz na cidade de São João do Rio do Peixe. Traz em sua metodologia a
pesquisa descritiva e quantitativa. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e
questionários, os principais resultados obtidos foram: 1) A leitura é considerada um fator
fundamental para a o aprimoramento da escrita; 2) A prática pedagógica dos docentes deixa a
desejar por falta de formação e capacitação dos mesmos; 3) O desinteresse por parte dos
alunos é um dos principais problemas que atingem o processo de aprendizagem e
desenvolvimento da leitura, por essa razão precisa ser refletido em paralelo as discussões da
própria prática docente.
Descrição:
ABREU, Valdileide Massilon de. A leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantz. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.