UEPB - Repositório Digital

A leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantz

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Abreu, Valdileide Massilon de
dc.date.accessioned 2019-11-18T14:39:01Z
dc.date.available 2019-11-18T14:39:01Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21141
dc.description ABREU, Valdileide Massilon de. A leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantz. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A prática da leitura e da escrita vem sendo realizada como um processo que busca ultrapassar a simples decodificação do código escrito da língua. De uma maneira geral, o ato de ler conduz a estruturas diferenciadas e a uma organização lexical que provém do contexto. Essa organização está relacionada, estritamente, com o contexto para o qual a mensagem se torna significante em dado momento bem como para os indivíduos que com ela têm contato. Nessa perspectiva, o presente artigo visa promover uma discussão crítico-reflexiva a respeito do processo de aprendizagem da leitura e sua importância no âmbito social. Para a construção deste trabalho foi utilizado autores como FREIRE (2005), KRAMER (2003), MAGNANI (1989), ORLANDI (2008) SILVA (2005), entre outros. O trabalho tem como objetivo principal, investigar a importância da leitura para o aprimoramento da escrita nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz na cidade de São João do Rio do Peixe. Traz em sua metodologia a pesquisa descritiva e quantitativa. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e questionários, os principais resultados obtidos foram: 1) A leitura é considerada um fator fundamental para a o aprimoramento da escrita; 2) A prática pedagógica dos docentes deixa a desejar por falta de formação e capacitação dos mesmos; 3) O desinteresse por parte dos alunos é um dos principais problemas que atingem o processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura, por essa razão precisa ser refletido em paralelo as discussões da própria prática docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Processo de aprendizagem pt_BR
dc.title A leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantz pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta