Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica sobre a concepção que os
professores de Sociologia do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto, estado da Paraíba,
possuem sobre a educação em matéria de direitos humanos. Evidenciando as contribuições
que a Sociologia como componente curricular pode oferecer para a formação de jovens do
ensino médio, será analisado, a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa por
questionários, a relevância que os professores da referida disciplina franqueiam à temática, no
sentido de elucidar se os estudos teóricos, diretrizes e orientações curriculares já editadas para
a implantação de uma educação em direitos humanos no país estão sendo desenvolvidas de
forma satisfatória na referida escola. Esse olhar crítico parte de estudos relacionados à
definição, teorização e afirmação histórica de direitos humanos, evidenciando marcos
normativos significativos, tais como a Declaração Universal de Direitos Humanos, no plano
internacional, que ratificou a importância da educação para a formação de uma cultura
universal de direitos humanos e, no contexto brasileiro, a partir das lutas sociais pela
redemocratização do país, que proporcionou a promulgação da Constituição de 1988. Assim,
evidenciaremos como os citados documentos normativos e as diversas lutas e estudos
acadêmicos subsequentes criaram um ambiente favorável à implementação de políticas
públicas educacionais voltadas a sistematização de uma educação em direitos humanos no
país.
Descrição:
SILVA, Alexandre Sousa da. Direitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médio. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.