UEPB - Repositório Digital

Direitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alexandre Sousa da
dc.date.accessioned 2019-11-18T14:40:16Z
dc.date.available 2019-11-18T14:40:16Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 306.76
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21145
dc.description SILVA, Alexandre Sousa da. Direitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médio. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica sobre a concepção que os professores de Sociologia do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto, estado da Paraíba, possuem sobre a educação em matéria de direitos humanos. Evidenciando as contribuições que a Sociologia como componente curricular pode oferecer para a formação de jovens do ensino médio, será analisado, a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa por questionários, a relevância que os professores da referida disciplina franqueiam à temática, no sentido de elucidar se os estudos teóricos, diretrizes e orientações curriculares já editadas para a implantação de uma educação em direitos humanos no país estão sendo desenvolvidas de forma satisfatória na referida escola. Esse olhar crítico parte de estudos relacionados à definição, teorização e afirmação histórica de direitos humanos, evidenciando marcos normativos significativos, tais como a Declaração Universal de Direitos Humanos, no plano internacional, que ratificou a importância da educação para a formação de uma cultura universal de direitos humanos e, no contexto brasileiro, a partir das lutas sociais pela redemocratização do país, que proporcionou a promulgação da Constituição de 1988. Assim, evidenciaremos como os citados documentos normativos e as diversas lutas e estudos acadêmicos subsequentes criaram um ambiente favorável à implementação de políticas públicas educacionais voltadas a sistematização de uma educação em direitos humanos no país. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Nascimento da pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Direitos humanos pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Direitos humanos e educação: um olhar crítico sobre os resultados de uma pesquisa com professores de sociologia do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta