Resumo:
O presente tema foi objeto de minha preocupação em observar o modelo de desenvolvimento e
de urbanização a dotado no Brasil, onde apresenta serias consequências para o setor
educacional. Mesmo com uma década ode os indicadores relacionados ao acesso à
escolarização tem apresentado um dado em que 96%das crianças de 7 à 14 anos estão
matriculadas, a qualidade e a eficiência dos sistemas de ensino ainda apresentam sérios
problemas. O meio rural é o que apresenta as maiores restrições para atingir uma
universalização do ensino a partir desse fato este trabalho tem como objetivo pesquisar a
precarização da educação rural no município de São Bento mediante coleta e análise de dados
obtidos junto a secretaria municipal da educação. O estudo mostra que o fechamento de algumas
escolas da zona rural tem contribuído de forma decisiva para o êxodo rural, onde foi constatado
que algumas comunidades rurais não registram a presença de uma só família residindo. Nessa
perspectiva foi observado a importância de se adotar um modelo de desenvolvimento que
contemple o setor rural.
Descrição:
SANTOS, Francisco das Chagas. Fatores que contribuem com a precarização do ensino rural no município de São Bento-PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.