Resumo:
Este trabalho é apresentado com o objetivo geral de verificar a utilização de
mídias nas aulas de língua portuguesa nas escolas estaduais que receberam o tablet
e a formação do curso “Uso pedagógico do tablet educacional” na cidade de Campina
Grande-PB, em 2013, vista a necessidade de atentarmos na atualidade para a
influência do uso e do discurso midiático e de estabelecermos sua relação com a
Educação. Como objetivos específicos apresentamos os seguintes: 1. Averiguar se
professores de língua portuguesa do ensino médio das escolas estaduais de Campina
Grande-PB utilizam mídias em sala de aula; 2. Em caso afirmativo de 1, verificar como
esses professores utilizam as mídias em suas aulas de português, se como recursos
didáticos simplesmente ou se com finalidades pedagógicas definidas; e, 3. Em caso
afirmativo de 1 e 2, se os professores entrevistados utilizam os tablets educacionais
enquanto suportes midiáticos e recursos pedagógicos. Para tal, foi realizada uma
pesquisa de caráter descritivo-interpretativista que teve corpus composto por
questionários aplicados com os professores de Língua Portuguesa representantes da
modalidade de ensino referida, na cidade de Campina Grande - PB. Esse estudo foi
fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Almeida (2007) e Moran
(2009), no que respeita ao potencial pedagógico da utilização das mídias no ensino,
e em Magalhães (2001), Carvalho (2007), Rafael (2007) e Signorini (2007), no que
confere reflexões acerca de formação de professor como mediador/didatizador de
saberes. Os resultados sinalizaram que todos os professores participantes utilizam
pelo menos três das cinco mídias focalizadas no trabalho, a saber jornal e revista
(impressos), televisão, internet, rádio e vídeos com finalidades definidas, além do que,
evidenciaram a intrínseca relação a ser considerada entre a mobilização adequada de
mídias na educação e a formação renovada dos sujeitos representantes da instância
educacional. No entanto, nos surpreendemos com o fato de terem participado de
cursos de formação, mas, em sua maioria, não utilizavam o tablet como recurso
didático-pedagógico nem as mídias de maneira a desvelar seu potencial pedagógico.
Descrição:
Viana. Francisco Torquato. A mobilização de mídias e do tablet educacional no ensino de língua portuguesa em Campina Grande. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.