Resumo:
Como a cultura ou culturas influenciam os sujeitos a conviverem na interculturalidade, este
trabalho monográfico discorrerá sobre as múltiplas definições de cultura nas visões de Tomazi
(2010) e Santaella (2003), alguns pontos entre a cultura do povo x popular e o autoritarismo
das elites segundo Chauí (2011) e a questão da identidade cultural na pós-modernidade na
visão de Hall (2002). Em seguida apresentamos a temática da pluralidade cultural segundo os
parâmetros curriculares nacionais (2001) e suas contribuições à escola. Por último,
discorreremos sobre as conceituações de literatura colonial e nacional na escola, a questão da
periodização literária e o instinto de nacionalidade segundo Coutinho (2008), assim como
também algumas abordagens metodológicas sobre o ensino de Literatura Brasileira hoje na
escola na perspectiva de Cereja (2013) e o que recomenda os parâmetros curriculares
nacionais (2002) para o ensino de literatura, concluindo com a experiência do projeto
“Literart: linguagens e cultura”.
Descrição:
Barros, Abel Júnior Batista. A interculturalidade e o ensino de literatura. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.