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O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é o modulo do SPED que unifica o registro eletrônico das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista. O objetivo deste estudo foi analisar os impactos sentidos nas empresas contábeis à implantação do eSocial. A presente pesquisa apresenta uma metodologia quantitativa e qualitativa em sua abordagem, descritiva para o objetivo, e pesquisa de levantamento quanto aos procedimentos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário que foi validado pela professora da área, com dezesseis questões fechadas. A população desta pesquisa foi de 175 empresas contábeis registradas no Conselho Regional de Contabilidade na cidade Campina Grande- PB (CRC/PB), resultando em uma amostra de 41 respondentes. Os principais resultados apontaram que os profissionais demonstraram conhecimento em relação ao eSocial, no entanto, por exigir maior controle e planejamento 46% consideram o prazo de implantação curto para sua empresa. Além disto, as empresas acreditam que a maior dificuldade da implantação do eSocial está no gerenciamento interno e externo, visto que, 47% dos entrevistados acreditam que a maior dificuldade está em sensibilizar os gestores e estabelecer uma boa comunicação entre os departamentos. Por fim, mais de 60% dos profissionais consideram que, com a implantação do e-Social, haverá um pequeno ou grande aumento da burocracia e do cumprimento dos direitos trabalhistas e que, os maiores beneficiados com a implantação do eSocial são o governo e os trabalhadores. |
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