Resumo:
O estudo consiste em uma pesquisa exploratória descritiva enfocando os modos de
enfrentamento das dificuldades de ler dos alunos do quarto ano da Escola Estadual do
Ensino Fundamental Professor Cardoso por parte dos professores e da equipe
pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados foram à aplicação de questionários
junto a quatro professores que lecionam no quarto ano do Ensino Fundamental. O
estudo revela que a pouca ou inexistência da competência de leitura pelos estudantes
interfere negativamente no resultado da aprendizagem dos alunos. Os teóricos
abordados como Amarilha (2000), Bamberger (1988), Foucabert (1999), Freire (2006),
Martins (2006), Solé (2008) entre outros contribuíram para a construção desse saber.
Esses autores enfatizaram teorias dentro da aquisição da leitura que contribuem para
uma reflexão sobre o tema. Finalmente, implica-se que o conhecimento interno da
escola como ponte para o aprimoramento da formação profissional do professor,
permitirá novas formas de ensinar e aprender.
Descrição:
MENDONÇA, Maria do Socorro Genuíno da Silva. O enfrentamento das dificuldades de leitura no ensino fundamental. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.