Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21193
Título: O enfrentamento das dificuldades de leitura no ensino fundamental
Autor(es): Mendonça, Maria do Socorro Genuíno da Silva
Palavras-chave: Leitura
Dificuldade de ler
Leitor
Data do documento: 14-Jun-2014
Resumo: O estudo consiste em uma pesquisa exploratória descritiva enfocando os modos de enfrentamento das dificuldades de ler dos alunos do quarto ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Professor Cardoso por parte dos professores e da equipe pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados foram à aplicação de questionários junto a quatro professores que lecionam no quarto ano do Ensino Fundamental. O estudo revela que a pouca ou inexistência da competência de leitura pelos estudantes interfere negativamente no resultado da aprendizagem dos alunos. Os teóricos abordados como Amarilha (2000), Bamberger (1988), Foucabert (1999), Freire (2006), Martins (2006), Solé (2008) entre outros contribuíram para a construção desse saber. Esses autores enfatizaram teorias dentro da aquisição da leitura que contribuem para uma reflexão sobre o tema. Finalmente, implica-se que o conhecimento interno da escola como ponte para o aprimoramento da formação profissional do professor, permitirá novas formas de ensinar e aprender.
Descrição: MENDONÇA, Maria do Socorro Genuíno da Silva. O enfrentamento das dificuldades de leitura no ensino fundamental. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21193
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Genuíno Mendonça.pdfPDF - Maria do Socorro Genuíno Mendonça700.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.