Resumo:
O presente estudo trata da apresentação de um esporte amplamente praticado
principalmente nos países da Europa, nos Estados Unidos, na Austrália, China
e outros e em grande crescimento de adeptos no Brasil. O estudo tem como
objetivo utilizar a Corrida de Orientação como uma proposta pedagógica a ser
executada no ambiente escolar pôr a disciplina de Educação Física ou por
outras áreas afins, pois se trata de um projeto interdisciplinar que visa trazer
além de uma atividade de lazer e distração para os alunos, proporcionar um
conhecimento multidisciplinar pois une conhecimentos de disciplinas como:
Geografia, História, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Educação Física,
entre outras, pois é muito importante promover essa interação, não só dos
alunos mais da escola na integra, também ajuda os alunos na sua formação
psicossocial, a ter uma consciência ecológica ajudando a preservar a natureza
e o meio ambiente, incentivando o turismo, enfim, visamos ter como proposta
principal implantar o projeto no currículo escolar pois já que é praticado em
diversos lugares do mundo com sucesso não custa nada tentarmos espalhar
na nossa realidade que é tão carente de mudanças e inovações, e que
sobretudo tem muitos locais e pontos naturais que precisam ser valorizados e
preservados e como alternativa podem também serem utilizados como campo
de esporte e atividade física, visando o lazer e a qualidade de vida, para isso,
fizemos uma pesquisa buscando expor essa prática esportiva para comunidade
escolar e demonstrar a medida do possível como funciona essa proposta
mesmo sabendo de todas as dificuldades de implantar uma ideia inovadora
seja por interesse ou por falta de recursos ou disposição e contudo isso
buscamos medir um perfil do nível de aceitação desse esporte no ambiente
escolar por parte dos docentes e discente e deixar nossa contribuição como
uma alternativa a mais de inovar e enriquecer a educação na nossa região.
Descrição:
GRANGEIRO, Ismael Alves. Corrida de orientação: inovação na educação física escolar. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.