Resumo:
Este trabalho apresenta reflexões sobre a educação especial, destacando o seu valor para a
inclusão escolar, tendo como o caso a realidade de uma escola pública no interior da Paraíba.
Enfatizando as políticas públicas que asseguram e norteiam esse tipo de ensino e os tipos de
necessidades que são atendidos por essa instituição. Por fim, apresento algumas considerações
sobre a pesquisa realizada acerca do papel da inclusão de pessoas com necessidades especiais,
com foco numa reflexão sobre esse assunto. Para melhor atuação da mesma, foi adotado como
base de estudos: a Constituição Federal de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, Lei nº 9.394/96; a Declaração de Salamanca (1994); entre outros conceitos.
Refletindo sobre questões que envolvem a inclusão escolar e discussões que permeiam esse
amplo debate.
Descrição:
CABRAL, Marluce de Araújo. A educação especial e o seu valor para a inclusão escolar: o caso de uma realidade no interior da Paraíba. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.