Resumo:
Como disciplina escolar a Geografia busca o entendimento das relações que se estabelecem
entre o homem e a natureza. Cabe ao educador estar atento aos currículos e temas a serem
abordados para a melhor compreensão da disciplina Tendo como preocupação melhorar as
aulas de Geografia no 7° ano “A” da E. E. E. F. M. São Sebastião, Campina Grande – PB, é
que se pensou em um trabalho diferenciado, colocando a música para o interior da sala de aula
e na metodologia de trabalho empreendida. Pretende-se com esta iniciativa tornar as aulas
mais prazerosas e agradáveis, incentivando o acesso aos conteúdos atrelado à arte e manejo de
ferramentas pedagógicas poderosas, que leva professores e alunos a despertarem para o estudo
da ciência geográfica e da espacialidade vivida, frente aos meios de comunicação disponíveis.
O objetivo principal do trabalho foi propor a utilização da música nas aulas de Geografia
associando aos conteúdos estudados, compreendendo sua utilização nos mais diversos
gêneros, nas práticas metodológicas do ensino de Geografia, criando situações em que o aluno
sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas
enfadonhos e distantes de suas realidades. O estudo foi realizado através de levantamento
bibliográfico, pesquisas, oficinas, debates, entre outras metodologias. Quanto aos resultados
obtidos, observou-se que a utilização da música associada a conteúdos vistos durante as aulas
é um recurso que chama a atenção dos alunos de uma forma mais eficaz, tendo em vista o
grande interesse do público jovem por esta ferramenta que se manifesta de forma muito
próxima com seu cotidiano.
Descrição:
SILVA, Giusepp Cassimiro da. A música nas aulas de geografia: uma proposta metodológica. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.