dc.contributor.author |
Muniz, Camila Guedes |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-29T22:01:30Z |
|
dc.date.available |
2019-11-29T22:01:30Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-26 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21220 |
|
dc.description |
MUNIZ, C. G. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo pretende direcionar o olhar para o ensino de filosofia nos dias atuais,
frente ao pensamento autoritário e conservador, crescente no país e no mundo. A
metodologia utilizada foi a análise das vivências do estágio supervisionado,
pesquisa, revisão bibliográfica e teórica. A primeira parte consiste no relato de
experiência com o estágio supervisionado, que revelará as problemáticas que serão
trabalhadas no decorrer do artigo. A segunda compreende, através da obra de
Theodor W. Adorno, a questão da educação sob a dominação da indústria cultural
e a importância da emancipação do pensamento e do sujeito para combater a
barbárie. A terceira faz algumas reflexões sobre a própria prática do ensino de
filosofia em sala de aula, apontando quais deveriam ser seus objetivos e seus
enfrentamentos a partir de autores como Freire (2019) e Gallo (2007). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Adorno |
pt_BR |
dc.title |
Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |