Resumo:
Este artigo pretende direcionar o olhar para o ensino de filosofia nos dias atuais,
frente ao pensamento autoritário e conservador, crescente no país e no mundo. A
metodologia utilizada foi a análise das vivências do estágio supervisionado,
pesquisa, revisão bibliográfica e teórica. A primeira parte consiste no relato de
experiência com o estágio supervisionado, que revelará as problemáticas que serão
trabalhadas no decorrer do artigo. A segunda compreende, através da obra de
Theodor W. Adorno, a questão da educação sob a dominação da indústria cultural
e a importância da emancipação do pensamento e do sujeito para combater a
barbárie. A terceira faz algumas reflexões sobre a própria prática do ensino de
filosofia em sala de aula, apontando quais deveriam ser seus objetivos e seus
enfrentamentos a partir de autores como Freire (2019) e Gallo (2007).
Descrição:
MUNIZ, C. G. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.