Resumo:
A proposta desse trabalho parte da constatação da dificuldade que os alunos, sobretudo das
séries iniciais do ensino fundamental II, sentem quanto à leitura e interpretação de
enunciados e situações matemáticas. Tentando sanar esse problema apresentamos uma
maneira irreverente de estudar matemática: usando uma literatura conveniente e aplicando
técnicas do teatro. Com isso, pretendemos observar de que maneira a leitura e o teatro
colaboram para a construção das noções matemáticas pelos alunos e assim facilitam sua
aprendizagem. Nosso intuito é apresentar uma alternativa que contribuirá para que o
professor construa uma aula dinâmica e fascinante e assim possa aproximar a matemática do
aluno. Para que nossos objetivos pudessem ser alcançados resolvemos trabalhar com a turma
do 9º ano A manhã da E.E.E.F.M. José Rodrigues de Ataíde tendo em vista que eles estão
encerrando o ciclo fundamental e é imprescindível, para seu sucesso, que eles dominem a
matemática básica e assim possam prosseguir descobrindo a matemática em sua forma mais
abstrata tal como será estudada em séries posteriores.
Descrição:
GONÇALVES, Edna da Silva Merencio. O uso da leitura e do teatro como recurso facilitador da aprendizagem em matemática. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.