Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar os elementos que caracterizam a identidade
do Colégio da Policia Militar da Paraíba – CPM, e a adequação de seus alunos ao
regulamento e a disciplina militar da instituição. Em meio às duras criticas feita ao dito
regime, o que leva pais e alunos escolherem matricular na referida instituição. Do
mesmo modo também analisar o paradoxo civil versus militar, não só de alunos mais
dos profissionais que ali atuam. Mostra também as relações de poder duplamente
presente na instituição enquanto escola e instituição militar, onde ambas apresentam o
mesmo objetivo a disciplina, a uniformização dos corpos que embora aconteça a
violência simbólica dos mesmos é legitimada pelos seus membros. Entretanto na
tentativa de que essa disciplina seja implantada, surge o processo indisciplinar, que
muitas vezes se confunde a outros como as incivilidades e até práticas infracionais e
outros tipos de violência mais atuais como o bullying. Percebe-se ainda que o processo
indisciplinar de alunos está diretamente associado aos casos de desestrutura das famílias
destes, dados a ―crise do paradigma familiar‖. Considera ainda que tanto a escola
enquanto normal, quanto instituição militar são institucionalmente e tendem ao
conservadorismo em que o diferente ―indisciplinado e/ou problemático‖ deve ser
excluído.
Descrição:
SOUZA, Rita de Cárssia Lima de. A identidade do colégio da polícia militar da Paraíba e a (in)disciplina. 2014. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.