Resumo:
As atividades experimentais podem despertar curiosidade e consequentemente, o interesse do
estudante. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como objetivo utilizar atividades
experimentais numa intervenção didática no processo de construção dos conceitos científicos
quem envolvem os circuitos elétricos. A intervenção foi realizada em uma turma do 3° ano do
Ensino médio e organizada de acordo com as cinco etapas do Ciclo da Experiência Kellyana:
Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão
Construtiva. Durante a intervenção procuramos os tipos de circuitos e sua importância no
cotidiano dos estudantes. Os resultados da intervenção didática nos revelaram que os
estudantes possuíam conceitos intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de
entender determinados conceitos relacionados aos circuitos elétricos. Superando as
dificuldades percebemos que as atividades experimentais despertaram a atenção dos
estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das
situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma
significativa para a evolução dos seus conceitos.
Descrição:
TAVARES, Carla Valéria Ferreira. Atividades experimentais de física numa intervenção didática do ensino médio. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.