Resumo:
Neste trabalho, analisamos a temática do preconceito lingüístico, visando discussões acerca
do papel do educador ao se deparar com as metodologias do ensino da gramática tradicional e
das variações lingüísticas. Assim, buscamos refletir sobre respostas às algumas indagações
correlacionadas à temática do preconceito lingüístico nos espaços urbanos. Quais são os
limiares do ensino da língua portuguesa no Brasil? O que é “certo” e o que “errado, no ensino
da gramática normativa ou das variações lingüísticas? Essas são umas das principais
indagações dos professores de língua portuguesa. Neste trabalho, faremos uma pesquisa
qualitativa e bibliográfica, com o objetivo de encontrarmos respostas para as perguntas que
convergem em torno das maiores dificuldades na prática pedagógica dos professores de língua
portuguesa, bem como, de outros profissionais que necessitam do uso da língua oral e escrita.
Utilizamos como referencial teórico Marcos Bagno(2007), PCN’s, entre outros.
Descrição:
SOUZA, Maria das Graças de. Preconceito Linguístico. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.