Resumo:
O presente estudo trata de uma análise realizada com alunos do Ensino Médio: sendo 08 alunos
2º Série e 20 do 1º ano Normal do período da tarde da Escola Estadual do Ensino Fundamental
Médio e Normal “Pedro Targino da Costa Moreira”, localizada na cidade de Cacimba de
Dentro, neste Estado, sendo uma instituição Pública de Ensino, mantida pelo Estado. O seu
perfil da comunidade escolar dessa instituição é oriundo da zona rural e urbana, sendo o público
alvo da tarde na sua maioria da zona rural, e com renda inferior a um salário mínimo,
constituídos em sua maior parte por agricultores ou por autônomos sem profissão definida,
sobrevivendo do comercio local e da agricultura. Justifica-se a importância desta pesquisa
uma vez que leva o professor a compreender que as aulas de Educação Física sofre certo
desgaste e falta de credibilidade por parte dos alunos. Mas que por está em interligada a uma
das áreas do conhecimento humano que tem como base de estudo atividades de
aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano, ou seja, ele
atua num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. Se faz necessário um estudo
nos dias de hoje, por não está ligada apenas ao cuidar do corpo, mas a um novo olhar,
sobretudo para ter-se uma consciência corporal e perceber que esse corpo em movimento
precisa vivenciar novas práticas, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre ações
comportamento e atitudes capaz de solucionar problemas a partir da sua tomada de decisão
individual, mas que ao mesmo tempo possa beneficiar todos. Portanto, objetiva-se possibilitar o
pensamento nos alunos a refletir sobre a Educação Física e a consciência de que a mesma
trabalha corpo e mente podendo interferir no processo qualidade de vida aluno, dos familiares e
bem como no dia a dia da população.
Descrição:
SILVA, Maria José da. Educação física, saúde e bem estar: qualidade de vida no ambiente escolar. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.