Resumo:
No campo da Educação faz-se necessário ter em vigência uma Proposta Curricular para dar
suporte no setor educacional e no processo de ensino-aprendizagem que atenda às necessidades
de cada município ou estado e com a Educação Física não é diferente. O objetivo geral da
pesquisa foi analisar e reconhecer a Proposta Curricular de Educação Física de Cabaceiras – PB a
partir de um processo de construção participativa. Trata-se de uma pesquisa participante com
abordagem qualitativa. O campo de estudo foi o município de Cabaceiras e a população foi
composta por 03 professores de Educação Física, 02 gestores e 03 coordenadores escolares.
Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante, o diário de campo
para os registros reflexivos. Foram desenvolvidas sete oficinas no período entre julho e novembro
de 2012. Em cada oficina foi apresentado, trabalhado e discutido um texto base sobre a Educação
Física Escolar com vistas a um pensar metodológico e de conteúdos desta disciplina, assim como
dinâmicas de grupo, fotos e vídeos tratando de aulas da educação física. Os dados obtidos foram
analisados qualitativamente a partir da sistematização e organização dos registros feitos no diário
de campo, ao longo do processo. O projeto de pesquisa foi enviado ao Comitê de Ética da
Universidade Estadual da Paraíba, de acordo com a Resolução 196/96 do Ministério da Saúde,
sendo o mesmo aprovado com o número do parecer: 0084.0.133.000-12, em 11 de junho do
corrente ano. Ao final das nossas discussões, consideramos que nossa proposta se fundamenta na
abordagem crítico-superadora, a qual se opõe ao modelo mecanicista, propondo assim que o
aluno vivencie conteúdos como os esportes, o jogo, a luta, a dança e a ginástica que visem
explorar de forma ampla a cultura corporal, assim como torná-lo uma pessoa crítica e emancipada
contribuindo para sua participação na sociedade. Por fim, reconhecemos a nossa proposta
curricular no que tange a seus objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações para os níveis de
ensino infantil, fundamental I e II, servindo de parâmetro para a efetivação deste componente
curricular nas escolas do município de Cabaceiras.
Descrição:
FARIAS, M. N. P. de.
Proposta Curricular de Educação Física do município
de Cabaceiras – PB. 2012. 29f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.