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Niilismo e hermenêutica em Nietzsche: desvalorização dos valores supremos

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dc.contributor.author Cunha, Carlos Filipe Oliveira
dc.date.accessioned 2019-12-16T19:42:39Z
dc.date.available 2019-12-16T19:42:39Z
dc.date.issued 2019-05-07
dc.identifier.other CDD 110
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21368
dc.description CUNHA, C. F. O. Niilismo e hermenêutica em Nietzsche: desvalorização dos valores supremos. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Sem dúvidas as palavras professadas no século XIX pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), ressoam com bastante impacto nos ouvidos da humanidade. Com o advento da obra intitulada de A gaia ciência (1882), o filósofo anuncia pela primeira vez aos seus leitores o esgotamento do sentido existencial a partir da “morte de Deus”. Segundo parte dos intérpretes de nossa época é a partir do acontecimento histórico da morte de Deus - anunciado por Nietzsche através do famoso aforismo 125 do homem louco - em que se instaura um novo período do pensamento filosófico. Neste trabalho vamos partir para o entendimento de algumas questões relativas à desvalorização dos valores supremos. Procurando notar o peso deste acontecimento, este trabalho exibe o que supostamente inspirou Nietzsche ao comunicar em suas obras o anúncio da morte de Deus. Mostraremos quem é este Deus que entra em estado de óbito, e porque ele entra em estado de óbito. Segundo Nietzsche, esse Deus corresponde a um aglomerado de conceitos metafísicos oriundos da tradição socrático-platônica que são disseminados através da história pelo cristianismo e subjazem intrinsecamente num modo de filosofar peculiar, que vai de Platão a Hegel. O diagnóstico de Nietzsche aponta para o niilismo que infecta e corrói a cultura, da estética à política, da religião à ciência. Por fim, nos resta a reflexão sobre o fardo desse acontecimento, pois “Deus morreu” e este Deus sempre sintetizou em si toda a estrutura do universo metaempírico. Com isso não estamos a vagar como que através de um nada infinito? pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Thalles Azevedo de Araujo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Niilismo pt_BR
dc.subject Metafísica pt_BR
dc.subject Moral pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.title Niilismo e hermenêutica em Nietzsche: desvalorização dos valores supremos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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