Resumo:
É preciso salientar a necessidade de que sejam buscadas novas maneiras de realizar o
processo de construção dos conhecimentos geográficos no e spaço escolar, de modo que seja
despertado o interesse dos estudantes e desconstruída a ideia de memorização e abstração
atribuídas à Geografia. Entre as alternativas possíveis para este feito, podemos mencionar o
uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como um recurso riquíssimo e que possui um
universo amplo de possibilidades de utilização, inclusive no tocante aos conteúdos dessa área
do saber. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo refletir acerca da importância do uso
de alternativas metodológica s para o ensino de Geografia a partir da utilização da HQ “O
Perfuraneve”, considerando o leque de possibilidades oferecido por essa obra para as aulas da
disciplina. Trata se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, realizada a partir do suporte
teórico de autores como Vergueiro (2010), Vasconcelos (2011), Calvacanti (2008), Pontuschka
(2006), entre outros que auxiliaram na compreensão de questões importantes no contexto do
ensino aprendizagem, bem como contribuíram para o enriquecimento da análise da HQ
escolhida como sugestão de recurso para as aulas de Geografia. A partir desse estudo foi
possível verificar que a HQ pode oportunizar um processo de aprendizagem mais prazeroso
para os discentes, como também constatou se que ela viabiliza a discussão de d iversos
assuntos inerentes à disciplina Geografia, a exemplo da construção dos conceitos basilares
desta ciência.
Descrição:
TEIXEIRA, F. C. Possibilidades da utilização da história em quadrinhos "O perfuraneve" no ensino de Geografia. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.