UEPB - Repositório Digital

Possibilidades da utilização da história em quadrinhos "O perfuraneve" no ensino de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Teixeira, Franklin Cordeiro
dc.date.accessioned 2019-12-18T17:54:14Z
dc.date.available 2019-12-18T17:54:14Z
dc.date.issued 2019-12-06
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21391
dc.description TEIXEIRA, F. C. Possibilidades da utilização da história em quadrinhos "O perfuraneve" no ensino de Geografia. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract É preciso salientar a necessidade de que sejam buscadas novas maneiras de realizar o processo de construção dos conhecimentos geográficos no e spaço escolar, de modo que seja despertado o interesse dos estudantes e desconstruída a ideia de memorização e abstração atribuídas à Geografia. Entre as alternativas possíveis para este feito, podemos mencionar o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como um recurso riquíssimo e que possui um universo amplo de possibilidades de utilização, inclusive no tocante aos conteúdos dessa área do saber. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo refletir acerca da importância do uso de alternativas metodológica s para o ensino de Geografia a partir da utilização da HQ “O Perfuraneve”, considerando o leque de possibilidades oferecido por essa obra para as aulas da disciplina. Trata se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, realizada a partir do suporte teórico de autores como Vergueiro (2010), Vasconcelos (2011), Calvacanti (2008), Pontuschka (2006), entre outros que auxiliaram na compreensão de questões importantes no contexto do ensino aprendizagem, bem como contribuíram para o enriquecimento da análise da HQ escolhida como sugestão de recurso para as aulas de Geografia. A partir desse estudo foi possível verificar que a HQ pode oportunizar um processo de aprendizagem mais prazeroso para os discentes, como também constatou se que ela viabiliza a discussão de d iversos assuntos inerentes à disciplina Geografia, a exemplo da construção dos conceitos basilares desta ciência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nathalia Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject História em quadrinhos - HQ´s pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Processo de aprendizagem pt_BR
dc.title Possibilidades da utilização da história em quadrinhos "O perfuraneve" no ensino de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta