UEPB - Repositório Digital

Deu branco na Lei 10639/03: silêncios sobre a educação para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alcione Ferreira da
dc.date.accessioned 2019-12-20T16:30:15Z
dc.date.available 2019-12-20T16:30:15Z
dc.date.issued 2014-04-25
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21418
dc.description SILVA, A. F. da. Deu branco na Lei 10639/03: silêncios sobre a educação para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos. 2014. 105 p. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileiras) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa as razões históricas pelas quais o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira ainda não está sendo contemplado, de modo a atender a lei 10.639/03, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, a partir da experiência dos sujeitos que compõem a instituição referida, no município de Campina Grande-PB. Objetivamos discutir a luta histórica do povo negro em favor de um modelo de educação igualitária, com foco na EJA, a partir da perspectiva dos Direitos Humanos. Nesta trajetória, teoricamente auxilia na tessitura de nossa escrita, Júlio e Strey (2011), Freire (1987, 1989 e 2011) e Thompson (1987 e 2003). Metodologicamente nos balizamos na história oral e pesquisa qualitativa a partir do Estudo de Caso, haja vista que o mesmo nos possibilita enfocar uma instância, instituição, objetivando retratar sua realidade de forma complexa e profunda por meio de uma análise e interpretação do contexto, para se perceber a multiplicidade de dimensões presentes no objeto, focalizando-o como um todo. A partir destes lugares, nossas análises nos permitiram perceber que, ainda nos dias atuais, nossa educação formal apresenta fortes traços advindos do racismo e do sistema de exclusão por ele fomentado. Os Direitos Humanos não se efetivam plenamente no ambiente escolar, o que percebemos por meio da análise à Educação de Jovens e Adultos que, composta majoritariamente por segmentos sociais pauperizados, ainda trata como “invisíveis” suas problemáticas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afrodescendentes pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.title Deu branco na Lei 10639/03: silêncios sobre a educação para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta