UEPB - Repositório Digital

Educação escolar Quilombola: análise das práticas pedagógicas na comunidade Cruz da Menina-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria do Livramento Reis da
dc.date.accessioned 2020-01-24T14:25:32Z
dc.date.available 2020-01-24T14:25:32Z
dc.date.issued 2019-11-28
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21490
dc.description SILVA, M. do L. R. da. Educação escolar Quilombola: análise das práticas pedagógicas na comunidade Cruz da Menina-PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de analisar se a história e cultura da população afro- brasileira e da comunidade quilombola Cruz da Menina, localizada na zona rural do município de Dona Inês- PB estão sendo trabalhadas em sala de aula. Para isso, traremos para a discussão a importância de uma educação específica para as escolas localizadas em comunidades quilombolas e a necessidade da escola contribuir para a valorização da diversidade e afirmação da identidade negra, com a aplicação da lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), pois vivemos em um país com uma grande diversidade étnica e cultural, que na maioria das vezes não é contemplada no ambiente escolar. Ressaltamos também, a importância de escola e comunidade manter diálogo para que juntas atuem na luta contra o preconceito, racismo e discriminação, contribuindo assim, para os alunos sentirem orgulho de suas origens, reconhecendo-se como parte importante da história. A pesquisa utilizará a abordagem qualitativa, realizada através da pesquisa de campo e também é um estudo de caso. No que tange a parte teórico-metodológica nos apoiamos nos estudos de Munanga (2005), Silva (2007), Gomes (2003,2011), Conceição (2015) dentre outros e nos documentos oficiais, Brasil (1988), Brasil (2003), Brasil (2004) e Brasil (2012). Para a coleta de dados foram utilizadas observações e entrevistas com uma professora e um gestor municipal, além das observações das práticas desenvolvidas na escola. Notamos que, a docente e o secretário municipal têm conhecimentos sobre os documentos legais e a necessidade de uma educação igualitária que respeite os povos quilombolas. Notamos ainda, que ações são pensadas para proporcionar aos alunos uma boa aprendizagem, buscando aproximar os conteúdos com as suas vivências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lei 10639/03 pt_BR
dc.subject Educação Quilombola pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Educação escolar Quilombola: análise das práticas pedagógicas na comunidade Cruz da Menina-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta