Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar se a história e cultura da população afro-
brasileira e da comunidade quilombola Cruz da Menina, localizada na zona rural do
município de Dona Inês- PB estão sendo trabalhadas em sala de aula. Para isso, traremos para
a discussão a importância de uma educação específica para as escolas localizadas em
comunidades quilombolas e a necessidade da escola contribuir para a valorização da
diversidade e afirmação da identidade negra, com a aplicação da lei 10.639/03 (BRASIL,
2003), pois vivemos em um país com uma grande diversidade étnica e cultural, que na
maioria das vezes não é contemplada no ambiente escolar. Ressaltamos também, a
importância de escola e comunidade manter diálogo para que juntas atuem na luta contra o
preconceito, racismo e discriminação, contribuindo assim, para os alunos sentirem orgulho de
suas origens, reconhecendo-se como parte importante da história. A pesquisa utilizará a
abordagem qualitativa, realizada através da pesquisa de campo e também é um estudo de
caso. No que tange a parte teórico-metodológica nos apoiamos nos estudos de Munanga
(2005), Silva (2007), Gomes (2003,2011), Conceição (2015) dentre outros e nos documentos
oficiais, Brasil (1988), Brasil (2003), Brasil (2004) e Brasil (2012). Para a coleta de dados
foram utilizadas observações e entrevistas com uma professora e um gestor municipal, além
das observações das práticas desenvolvidas na escola. Notamos que, a docente e o secretário
municipal têm conhecimentos sobre os documentos legais e a necessidade de uma educação
igualitária que respeite os povos quilombolas. Notamos ainda, que ações são pensadas para
proporcionar aos alunos uma boa aprendizagem, buscando aproximar os conteúdos com as
suas vivências.
Descrição:
SILVA, M. do L. R. da. Educação escolar Quilombola: análise das práticas pedagógicas na comunidade Cruz da Menina-PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.