Resumo:
A presente pesquisa buscou analisar a desenvolvimento das práticas de produção textual e
leitura, no processo de aprendizagem social e crítica dos alunos (as) da Escola Cidadã
Integral Técnica Agenor Clemente dos Santos. Escola da Rede Estadual de Ensino
Fundamental e Médio localizada na cidade de Alagoinha – PB, para isso realizou-se uma
pesquisa de campo onde foram entrevistadas duas profissionais de Língua Portuguesa. Como
referencial teórico buscou-se informações no texto Introdução as Bases Teóricas e
Metodológicas da Escola das Escolhas; Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL),
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), sites oficial do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), com o intuito de se entender melhor a dinâmica inicial das
escolas integrais e sua metodologia de ensino. Contou-se com embasamento teórico Candau
(2008); Freire (2005); Faraco (1975) entre outros. As práticas contribuem para a
disseminação da escrita e leitura no ambiente escolar, e assim, ajudam a criar no educando
habilidades críticas e criativas, que servirão para a constituição de jovens competentes e
conscientes de seu papel na sociedade.
Descrição:
SILVA, A. A. da. Produção textual no modelo da escola integral e a criação da competência crítica por meio da leitura escrita. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.