dc.contributor.author |
Silva, Adriana Ananias da |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-24T14:26:08Z |
|
dc.date.available |
2020-01-24T14:26:08Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.42 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21491 |
|
dc.description |
SILVA, A. A. da. Produção textual no modelo da escola integral e a criação da competência crítica por meio da leitura escrita. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa buscou analisar a desenvolvimento das práticas de produção textual e
leitura, no processo de aprendizagem social e crítica dos alunos (as) da Escola Cidadã
Integral Técnica Agenor Clemente dos Santos. Escola da Rede Estadual de Ensino
Fundamental e Médio localizada na cidade de Alagoinha – PB, para isso realizou-se uma
pesquisa de campo onde foram entrevistadas duas profissionais de Língua Portuguesa. Como
referencial teórico buscou-se informações no texto Introdução as Bases Teóricas e
Metodológicas da Escola das Escolhas; Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL),
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), sites oficial do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), com o intuito de se entender melhor a dinâmica inicial das
escolas integrais e sua metodologia de ensino. Contou-se com embasamento teórico Candau
(2008); Freire (2005); Faraco (1975) entre outros. As práticas contribuem para a
disseminação da escrita e leitura no ambiente escolar, e assim, ajudam a criar no educando
habilidades críticas e criativas, que servirão para a constituição de jovens competentes e
conscientes de seu papel na sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Juarez Nogueira Lins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Produção Textual |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Integral |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.title |
Produção textual no modelo da escola integral e a criação da competência crítica por meio da leitura escrita |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |