Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a educação do campo como ponto de partida para
as possibilidades pedagógicas e para as potencialidades das pessoas tidas como rurais,
valorizando cada uma delas. Para isso o texto estrutura-se em três partes: a primeira parte
apresenta os aspectos legais, contextualizando características de uma modalidade de ensino
nas escolas do campo bem como ainda ressalta o fechamento das escolas do campo. A
segunda parte apresenta processos históricos da cidade, da comunidade e da própria escola. E
a terceira parte traz uma pesquisa cujo objetivo é traçar o perfil da comunidade e dos
educandos que ali vivem, para reconhecer neles o potencial de conduzir-se com crescente
autonomia em sua vida pessoal, social, cognitiva e produtiva propiciando um ambiente
favorável para a aprendizagem no âmbito do afeto, da comunicação e da vivência.
Descrição:
SILVA, Veronica Oliveira Nogueira da. Concepções da educação do campo: desafios e avanços da escola municipal Paulo VI – Mogeiro/PB. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.