Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21521
Título: | Jogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Melo, Ângela Sabrina Balbino de |
Palavras-chave: | Educação infantil Ludicidade Aprendizagem |
Data do documento: | 15-Jun-2019 |
Resumo: | A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, cuja finalidade é um direcionamento integral das várias dimensões do desenvolvimento da criança, na fase entre zero a cinco anos de idade. Por ser o ponto de partida, esta fase da educação é dotada de complexidade, e sua função pedagógica deve superar a mera transmissão de informações, para ampliar os conhecimentos infantis, por meio da própria realidade. Portanto, as atividades devem ser adaptadas e com significado concreto para a criança, preparando-a para os demais níveis de ensino e para a inserção social. Considerando que a realidade infantil é permeada de passatempos e brinquedos, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do uso de jogos e brincadeiras como estratégias de ensino e aprendizagem na educação infantil. Para cumprir com estes objetivos, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, realizada através do levantamento de livros, artigos e outas obras de relevância científica que abordassem a temática. Ao final, foi possível concluir que brincadeiras e jogos trazem uma nova proposta pedagógica, segundo a qual os processos educativos da Educação Infantil devem estar comprometidos não somente com a transmissão de conhecimentos direta pelo educador ao aluno, mas com uma aprendizagem ativa, que permita à criança explorar todas as possibilidades de movimentos, texturas, cores, palavras, formas, sons, gestos e objetos, dentro e fora da escola, auxiliando, através da aproximação de sua própria realidade, no seu desenvolvimento físico e psíquico e na sua integração social. |
Descrição: | MELO, Ângela Sabrina Balbino de. Jogos e brincadeiras : o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21521 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ângela Sabrina Balbino de Melo.pdf | PDF - Ângela Sabrina Balbino de Melo | 589.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.