Resumo:
O presente trabalho, intitulado “As múltiplas linguagens na Educação Infantil na
Escola Maria das Dores Chagas-Mogeiro/PB” tem como objetivo discutir as
contribuições dadas pela utilização de múltiplas linguagens no ensino infantil.
Pretendemos também estabelecer relações entre as discussões teóricas sobre a
temática e a prática docente, apontando caminhos para a superação dos desafios
que se apresentam no cotidiano escolar. A metodologia do presente
trabalhoconsistiu primeiramente em uma discussão teórica sobre a importância das
múltiplas linguagens na prática docente do ensino infantil. Dando prosseguimento,
na referida escola, situada no município de Mogeiro-PB, desenvolvemos as
atividades de observação e intervenção em sala de aula, seguindo as orientações do
componente curricular Estágio Supervisionado. A execução das atividades seguiu
planejamento didático prévio por meio de projeto elaborado para o referido
componente curricular. De acordo com os resultados da experiência docente,
observamos que a utilização de múltiplas linguagem em sala de aula proporciona
grande interação entre os alunos, o professor e o conhecimento. As múltiplas
linguagens permitem maior expressão dos alunos e o desenvolvimento integral de
suas capacidades. Além disso, ressaltamos que a atuação docenteproporcionou a
reflexão sobre a necessidade do constante aperfeiçoamento da prática docente, com
vistas a resultados significativos na aprendizagem escolar.
Descrição:
SILVA, Valquíria Batista da. As múltiplas linguagens na educação infantil na Escola Maria das Dores Chagas-Mogeiro/PB. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.