Resumo:
Esta pesquisa trata-se de uma análise bibliográfico a respeito da área temática da leitura no
ensino fundamental, precedida por um relato de experiência de uma intervenção pedagógica
que ocorreu durante o campo de estágio. Foi desenvolvido um projeto leitura com a finalidade
de estimular o habito e motivação além de desenvolver a escrita com as crianças do 2º ano da
Escola José Tito filho localizado no município de Riachão do Bacamarte - PB. Ao fim da
experiência pude constatar o sucesso da intervenção, todas as crianças que participaram do
projeto se mostram muito interessada pela literatura estudada devido a dinâmica e motivação
do projeto que viabilizou o gosto pela leitura. É preciso que o mediador desse processo se
interesse por livros de tipos variados e que compartilhe suas descobertas e aprendizagens de
forma lúdica e participativa. Porém, para que haja êxito na formação do leitor, é preciso
efetuar uma leitura estimulante, reflexiva, diversificada, crítica, ensinando os alunos a usarem
a leitura para viverem melhor.
Descrição:
RODRIGUES, Marlice Terto de Morais. A importância da leitura no ensino fundamental: relatos de experiência no Estágio Supervisionado III. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.