Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21539
Título: Educação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PB
Autor(es): Ventura, Solange de Lima
Palavras-chave: Educação
Práticas docentes
Práticas educacionais
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciada na sala de aula do 1º Ano do Ensino Fundamental que ocorreu no decorrer do Estágio Supervisionado III na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Ananias Apolinário, localizada no Sítio Caiana, município de Juazeirinho-PB. O estudo foi realizado a partir das seguintes etapas: observação, registro e análise das atividades desenvolvidas pelo professor regente para em seguida, elaborar o projeto pedagógico e no terceiro momento, colocá-lo em prática na sala de aula. Neste percurso, baseada no aporte teórico de autores como Freire (2011), Silva (2010, Feitosa (2011), Gadotti e Antunes (2008), dentre outros, verificou-se a importância da observação do contexto para definição das estratégias apropriadas para planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Ao presenciar repetidas cenas de desrespeito entre as crianças, decidiu-se atuar nessa questão visando a melhoria do relacionamento na escola, assim, foi elaborado o Projeto “Arte e letramento para promoção da prática do respeito no ambiente escolar”. A ação teve como objetivo principal promover a prática do respeito no ambiente escolar, para concretização do objetivo proposto foram desenvolvidas atividades de acordo com o nível da turma. Neste percurso, os estudantes participaram de atividades livres e dirigidas culminando com apresentação cultural apresentada pelas crianças a comunidade escolar. Percebeu-se que através da integração dos conteúdos as crianças compreenderam os objetivos propostos e as atitudes desrespeitosas foram gradativamente minimizadas.
Descrição: VENTURA, Solange de Lima. Educação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21539
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solange de Lima Ventura.pdfPDF - Solange de Lima Ventura1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.