Resumo:
Adaptações fílmicas tendem a elencar inúmeras discussões que abordam desde aspectos
relacionados à fidelidade até a própria pertinência da adaptação fílmica enquanto válida criação
artística. É notável, entretanto, que textos literários e fílmicos exercem uma função de
importante diálogo entre si, e ainda se relacionam com temas complexos, que poderão, para
alguns, parecerem incompatíveis, como é o caso da literatura infantojuvenil e a literatura de
tradição gótica. Posto isso, propomos nesse estudo analisarmos o romance Coraline (2002) do
escritor britânico Neil Gaiman e sua adaptação para o cinema, a animação Coraline e o Mundo
Secreto (2009), do diretor e roteirista Henry Selick. Observamos como temas relacionados à
estética gótica como a atmosfera sombria, aspectos psicológicos relacionados ao íntimo
humano, a presença do duplo e seu diálogo com o conceito freudiano do inquietante, foram
desenvolvidos no texto literário e em sua adaptação cinematográfica, compreenderemos ainda
como as convenções pragmáticas relacionadas ao público para o qual são destinados ambos os
textos influenciaram esse processo de transmutação. Por fim, essa pesquisa então utiliza-se de
autores como Botting (1996), Hutcheon (2011), Stam (2006), Nordeman (2002), Howarth
(2014), e Freud (1919), tendo em vista suas contribuições para as áreas de estudo que aqui
abordamos.
Descrição:
PRUDÊNCIO, I. E. de B. Os inquietantes mundos das Coralines de Neil Gaiman e Henry Selick : uma leitura intersemiótica do gótico infantil do livro à animação. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.