Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do estágio supervisionado
para a formação inicial do professor, com base nas experiências do estágio
supervisionado em Geografia III do curso de Licenciatura Plena em Geografia da
UEPB – Campos de Guarabira, realizado na Escola Estadual Ensino Fundamental e
Médio Professor Edgardo Júlio, no mesmo município paraibano, no turno da tarde em
turmas do ensino médio. Na perspectiva metodológica primeiramente foi realizado
uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica deste trabalho abordando
sobre a formação inicial, a importância desta componente curricular, o estágio
supervisionado, como também uma breve reflexão sobre o processo de ensino e
aprendizagem de Geografia e em um segundo momento foi relatado a estrutura física
da escola qual foi realizado o estágio e as atividades de observações e regências.
Considerando que é só a partir de tais atividades que muitos dos licenciandos poderão
observar e ministrar aulas demonstra-se a importância desta componente curricular,
pois é essencial durante a formação esta articulação entre a teoria com a prática, a
troca de conhecimentos e experiência de um professor já formado e que atua na
educação básica com o professor em formação.
Descrição:
RODRIGUES, J. C. Importância do estágio supervisionado para a formação do professor de geografia: relato da experiência na E. E. E. F. M. Professor Edgardo Júlio, Guarabira/PB. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.