Resumo:
A obra O Pequeno Príncipe é repleta de lições de cunho emocional e, também educativo, a
qual serviu de fonte para a presente análise, que teve como propósito mostrar as relações de
afetividade estabelecidas entre os personagens da referida obra e empregar no processo do
desenvolvimento cognitivo da criança, em seu momento de aprendizagem, assim podemos
notar a forte influência desses aspectos sob o âmbito inter-relacional. Para tanto, nossa
fundamentação teórica baseia-se em Antunes (2006), Cademartori (1986), Coelho (2000),
Martins (1984) e Piaget (1995), junto a pesquisas em vários artigos, livros e sites, coletando
situações como a origem da literatura infantil e sua importância na formação da criança.
Nessa perspectiva, através da obra de Antoine de Saint-Exupéry, foi possível analisar os
diálogos entre os personagens, os quais são compostos por inúmeras situações afetivas,
mostrando a relevância dessas situações na construção dos personagens, servindo então de
base para a pesquisa, que traz o emprego do afeto contido no livro e o transforma em um
sistema metodológico de ensino que resulta numa relação afetiva entre o professor e o aluno,
e que consequentemente tornará a aula mais prazerosa e satisfatória para ambas as partes.
Descrição:
MOURA JUNIOR, E. dos S. Afetividade em sala de aula: "O pequeno príncipe" como prática sócio-cognitiva. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.