UEPB - Repositório Digital

Afetividade em sala de aula: "O pequeno príncipe" como prática sócio-cognitiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura Junior, Edson dos Santos
dc.date.accessioned 2020-02-06T14:09:42Z
dc.date.available 2020-02-06T14:09:42Z
dc.date.issued 2019-11-29
dc.identifier.other CDD 152.48
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21590
dc.description MOURA JUNIOR, E. dos S. Afetividade em sala de aula: "O pequeno príncipe" como prática sócio-cognitiva. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A obra O Pequeno Príncipe é repleta de lições de cunho emocional e, também educativo, a qual serviu de fonte para a presente análise, que teve como propósito mostrar as relações de afetividade estabelecidas entre os personagens da referida obra e empregar no processo do desenvolvimento cognitivo da criança, em seu momento de aprendizagem, assim podemos notar a forte influência desses aspectos sob o âmbito inter-relacional. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Antunes (2006), Cademartori (1986), Coelho (2000), Martins (1984) e Piaget (1995), junto a pesquisas em vários artigos, livros e sites, coletando situações como a origem da literatura infantil e sua importância na formação da criança. Nessa perspectiva, através da obra de Antoine de Saint-Exupéry, foi possível analisar os diálogos entre os personagens, os quais são compostos por inúmeras situações afetivas, mostrando a relevância dessas situações na construção dos personagens, servindo então de base para a pesquisa, que traz o emprego do afeto contido no livro e o transforma em um sistema metodológico de ensino que resulta numa relação afetiva entre o professor e o aluno, e que consequentemente tornará a aula mais prazerosa e satisfatória para ambas as partes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject O Pequeno Príncipe pt_BR
dc.title Afetividade em sala de aula: "O pequeno príncipe" como prática sócio-cognitiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta