UEPB - Repositório Digital

Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Targino, Alícia de Oliveira
dc.date.accessioned 2020-02-07T14:03:33Z
dc.date.available 2020-02-07T14:03:33Z
dc.date.issued 2019-11-11
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21603
dc.description TARGINO, A. de O. Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é essencial para o desenvolvimento do surdo enquanto sujeito inserido no espaço escolar e no meio social, nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a LIBRAS e a relação família - escola como ferramentas fundamentais no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se, pois de um estudo qualitativo, onde a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada respondidas por uma intérprete de Libras atuante na escola, e pela mãe de uma aluna surda, matriculada e frequente na mesma instituição. O estudo foi produzido através da análise de discursos feita a partir das respostas das entrevistas. Autores como Quadros (1997); Honora & Frizanco (2009); Lacerda (2011) e Strobel (2008) trouxeram grandes contribuições para o desenvolvimento desta pesquisa. Através dos discursos foi possível compreender a grande importância da LIBRAS como língua materna dos surdos, promovendo interação e socialização entre surdos e ouvintes, fora destacado também a relevância da interação família e escola, levando em consideração que essa interação contribui de forma simultânea no desenvolvimento escolar e social do surdo. Conclui-se que a LIBRAS e a interação família e escola contribuem de forma satisfatória para o desenvolvimento escolar e social da pessoa surda, de forma que a LIBRAS é uma língua natural que é capaz de promover essa interação com o meio social, possibilitando criar um canal de comunicação entre surdos e ouvintes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima Da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Intérprete de Libras pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Interação escolar pt_BR
dc.subject Participação familiar pt_BR
dc.title Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta