Resumo:
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é essencial para o desenvolvimento do surdo
enquanto sujeito inserido no espaço escolar e no meio social, nessa perspectiva, o presente
estudo tem como objetivo analisar a LIBRAS e a relação família - escola como ferramentas
fundamentais no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se, pois de um estudo qualitativo,
onde a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada respondidas por
uma intérprete de Libras atuante na escola, e pela mãe de uma aluna surda, matriculada e
frequente na mesma instituição. O estudo foi produzido através da análise de discursos feita a
partir das respostas das entrevistas. Autores como Quadros (1997); Honora & Frizanco
(2009); Lacerda (2011) e Strobel (2008) trouxeram grandes contribuições para o
desenvolvimento desta pesquisa. Através dos discursos foi possível compreender a grande
importância da LIBRAS como língua materna dos surdos, promovendo interação e
socialização entre surdos e ouvintes, fora destacado também a relevância da interação família
e escola, levando em consideração que essa interação contribui de forma simultânea no
desenvolvimento escolar e social do surdo. Conclui-se que a LIBRAS e a interação família e
escola contribuem de forma satisfatória para o desenvolvimento escolar e social da pessoa
surda, de forma que a LIBRAS é uma língua natural que é capaz de promover essa interação
com o meio social, possibilitando criar um canal de comunicação entre surdos e ouvintes.
Descrição:
TARGINO, A. de O. Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.