Resumo:
O presente trabalho tem o propósito de relatar as experiências desenvolvidas no processo de desenvolvimento do Estágio Supervisionado I. Neste sentido, este trabalho, tem como objetivo de refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina estudada, proporcionando a atuação dos alunos como sujeitos ativos no processo educacional, visando à construção da importância do lúdico na educação infantil através de jogos e brincadeiras, mostrando às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desta maneira, mostrar as contribuições do lúdico na educação infantil. Diante disso o tocante faz-se necessário a intervenção da ação lúdica, isto é o brincar é uma linguagem a partir da qual a acriança atua, onde desenvolve e cria seu próprio conhecimento. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do estágio I no ensino fundamental, sobretudo, uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, como ferramenta teórica, abarcada, sobretudo, os estudos de Piaget (1978), Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil BRASIL, (1998), Zanluchi (2005), Carvalho, entre outros. Sobretudo, todos nos acreditamos que os jogos e brincadeiras na educação infantil são instrumentos valiosíssimos para as melhorias do ensino e aprendizagem da criança.
Descrição:
TEIXEIRA, E. L. Os jogos e brincadeiras como exercício do lúdico na educação infantil: um relato de experiência. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.