Resumo:
O desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional na Gestão Pública é condição sine quenon para efetividade com qualidade da prestação de serviço público estadual. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos auditores fiscais em relação à aprendizagem organizacional promovida pelo curso de planilhas de fiscalização com roteiro de auditoria realizado no ano de 2017. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia, baseada em pesquisas exploratória, descritiva, estudo de caso, qualitativa e quantitativa envolvendo uma amostra de 05 auditores fiscais da Secretaria de Estado da Receita da Paraíba. As dimensões da aprendizagem organizacional desenvolvidas nessa pesquisa foram: geração, compreensão, disseminação e institucionalização da aprendizagem. O instrumento utilizado foi um questionário com 25 (vinte e cinco) perguntas objetivas e 01 (uma) pergunta subjetiva, sendo que, para as perguntas objetivas, tem-se uma assertiva para cada variável, que foram mensuradas através de cinco categorias adaptadas da escala Likert. Nos resultados obtidos, é possível perceber que as capacitações promovidas pela escola têm despertado a aprendizagem individual e grupal. Todas as dimensões ultrapassam 70% de concordância. Alguns problemas foram percebidos, nos quais se deve desenvolver um projeto organizacional que possa viabilizar um melhor desenvolvimento da aprendizagem organizacional, apresentando as condições favoráveis, iniciativas de compartilhamento e disseminação do conhecimento crítico para o sucesso da organização pública.
Descrição:
BRITO, Cleber Soares de. Aprendizagem Organizacional: um estudo de caso na Escola de Administração Tributária da Secretária de Estado da Receita da Paraíba. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.