dc.contributor.author |
Melo, Elias Linhares de Melo |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-17T12:42:05Z |
|
dc.date.available |
2020-02-17T12:42:05Z |
|
dc.date.issued |
2020-02-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21648 |
|
dc.description |
MELO, E. L. de. Contribuições dos programas PIBID e residência pedagógica para a formação docente: relato de experiência. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de formação docente consiste em uma das etapas mais importante no curso de licenciatura, quando relacionado com a atividade prática em sala de aula, na qual o docente tem a oportunidade de vivenciar experiências que foram teoricamente trabalhadas durante o período de formação do curso, sendo esse momento no qual o aluno entra em contato com as metodologias de ensino adotadas pela instituição escolar e constrói as suas próprias metodologias. O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições dos Programas PIBID e Residência Pedagógica no processo de formação docente. Como suporte teórico foram utilizados: os PCN´s (1998) que tratam da utilização de temas transversais em sala de aula; Freire (1983) e Tardif (2002), que desenvolveram trabalhos a partir do processo de formação docente; dentre outros documentos que tenham relações com o tema como os editais do PIBID (2013) e Residência Pedagógica (2018). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marta Lúcia Nunes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria |
pt_BR |
dc.subject |
Prática |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições dos programas PIBID e residência pedagógica para a formação docente: relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |