Resumo:
O processo de formação docente consiste em uma das etapas mais importante no curso de licenciatura, quando relacionado com a atividade prática em sala de aula, na qual o docente tem a oportunidade de vivenciar experiências que foram teoricamente trabalhadas durante o período de formação do curso, sendo esse momento no qual o aluno entra em contato com as metodologias de ensino adotadas pela instituição escolar e constrói as suas próprias metodologias. O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições dos Programas PIBID e Residência Pedagógica no processo de formação docente. Como suporte teórico foram utilizados: os PCN´s (1998) que tratam da utilização de temas transversais em sala de aula; Freire (1983) e Tardif (2002), que desenvolveram trabalhos a partir do processo de formação docente; dentre outros documentos que tenham relações com o tema como os editais do PIBID (2013) e Residência Pedagógica (2018).
Descrição:
MELO, E. L. de. Contribuições dos programas PIBID e residência pedagógica para a formação docente: relato de experiência. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.