Resumo:
Esse artigo visa compreender melhor o que é a transversalidade bem como a importância
de sua aplicação no ensino juntamente com a disciplina curricular de língua portuguesa,
Doravante LP. Baseada na perspectiva sociointeracionista de ensino, busca atrelar o ensino
da disciplina curricular com a transversalidade no intuito de colaborar para um ensino
aprendizagem no âmbito escolar de modo que atente para estudos de relevância na busca
de melhoria de vida, acerca da realidade dos alunos. Diante dessa necessidade a pesquisa
indaga: quais os aspectos essenciais da aplicação da transversalidade no ensino de língua
portuguesa? Assim, este trabalho tem como objetivo principal fazer com que o ensino deixe
de ser voltado apenas a disciplina curricular e se volte para um ensino contextualizado e
produtivo com base na linguagem através de textos orais e escritos. Dessa forma a
pesquisa incide em uma pesquisa bibliográfica com base nos teóricos Antunes (2003),
Travaglia (2009), entre outros. Esses estudos voltados para esses temas têm como
resultados uma reflexão no que tange um ensino transversal na perspectiva sócio
interacionista de modo que contribua para uma formação ética dos alunos acerca de sua
realidade vivida.
Descrição:
FERREIRA, R. S. Considerações acerca da transversalidade no ensino de língua portuguesa. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.