Resumo:
Avaliar está dentro de tudo que se faz no dia a dia. É uma atividade necessária para a busca de melhorias. No que diz respeito ao campo educacional, analisar o verdadeiro sentido de avaliar é indispensável para que essa atividade exerça seu papel de forma efetiva. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo discutir o processo de avaliação no contexto escolar, analisando questões de provas elaboradas e aplicadas por professores de uma escola estadual de ensino médio integral da cidade de Catolé do Rocha – Paraíba. Desenvolvido a partir de pesquisa de natureza bibliográfica, se baseia em teóricos da área de avaliação como Pinto e Santos (2006); Moretto (2005), Luckesi (1998); Hoffmann (1993), Guba e Lincolin (1989) dentre outros. Compreende-se assim que avaliar com eficácia e eficiência no contexto escolar, se faz necessário quando se busca de um ensino e de uma aprendizagem significativa. A avaliação precisa ser articulada em um processo que permeia entre professor e aluno de forma circular- ambos participam do processo e encontram formas de aprender e de ensinar. Constatou-se que, em relação ao instrumento prova, é imprescindível que haja um planejamento que envolva elementos que possibilitem uma elaboração e uma correção de qualidade, como a contextualização, a parametrização e a clareza das questões de comando.
Descrição:
SILVA NETO, O. da. Instrumentos avaliativos: a prova no processo de avaliação formativa. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.