dc.contributor.author |
Silva Neto, Orlando da |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-18T10:04:36Z |
|
dc.date.available |
2020-02-18T10:04:36Z |
|
dc.date.issued |
2020-02-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21657 |
|
dc.description |
SILVA NETO, O. da. Instrumentos avaliativos: a prova no processo de avaliação formativa. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Avaliar está dentro de tudo que se faz no dia a dia. É uma atividade necessária para a busca de melhorias. No que diz respeito ao campo educacional, analisar o verdadeiro sentido de avaliar é indispensável para que essa atividade exerça seu papel de forma efetiva. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo discutir o processo de avaliação no contexto escolar, analisando questões de provas elaboradas e aplicadas por professores de uma escola estadual de ensino médio integral da cidade de Catolé do Rocha – Paraíba. Desenvolvido a partir de pesquisa de natureza bibliográfica, se baseia em teóricos da área de avaliação como Pinto e Santos (2006); Moretto (2005), Luckesi (1998); Hoffmann (1993), Guba e Lincolin (1989) dentre outros. Compreende-se assim que avaliar com eficácia e eficiência no contexto escolar, se faz necessário quando se busca de um ensino e de uma aprendizagem significativa. A avaliação precisa ser articulada em um processo que permeia entre professor e aluno de forma circular- ambos participam do processo e encontram formas de aprender e de ensinar. Constatou-se que, em relação ao instrumento prova, é imprescindível que haja um planejamento que envolva elementos que possibilitem uma elaboração e uma correção de qualidade, como a contextualização, a parametrização e a clareza das questões de comando. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação Formativa |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos avaliativos |
pt_BR |
dc.subject |
Prova |
pt_BR |
dc.title |
Instrumentos avaliativos: a prova no processo de avaliação formativa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |