Resumo:
O ensino de Língua Portuguesa no ensino médio vem sendo discutido por diversos
pesquisadores da área. No presente estudo, foram tecidas algumas considerações
teóricas sobre o trabalho em sala de aula com literatura, gramática e produção
textual, assim como, foram discutidas as contribuições das diretrizes oficiais:
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Orientações
Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) para a disciplina Língua Portuguesa.
Dessa forma, discutem-se, a partir dessas diretrizes, possíveis propostas
metodológicas a serem desenvolvidas no componente curricular Língua Portuguesa
no processo de ensino e aprendizagem ao longo do ensino médio que considerem a
importância de se trabalhar a língua materna de forma contextualizada e relacionada
com o cotidiano do aluno. A pesquisa é de caráter bibliográfico pautado nas
concepções teóricas de: Antunes (2003, 2007), Cosson (2006), Silva (2016),
Travaglia (2009), Zilberman (2008, 2009), dentre outros. As reflexões realizadas
apontam para a necessidade de o professor incorporar em sua prática, novos
métodos de ensino de forma a tornar o processo de construção da aprendizagem do
aluno, significativo, reflexivo e interativo.
Descrição:
BEZERRA, P. S. Língua portuguesa no ensino médio: as diretrizes dos PCNEM e das OCEM. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.