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O ensino de Língua Portuguesa no ensino médio vem sendo discutido por diversos
pesquisadores da área. No presente estudo, foram tecidas algumas considerações
teóricas sobre o trabalho em sala de aula com literatura, gramática e produção
textual, assim como, foram discutidas as contribuições das diretrizes oficiais:
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Orientações
Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) para a disciplina Língua Portuguesa.
Dessa forma, discutem-se, a partir dessas diretrizes, possíveis propostas
metodológicas a serem desenvolvidas no componente curricular Língua Portuguesa
no processo de ensino e aprendizagem ao longo do ensino médio que considerem a
importância de se trabalhar a língua materna de forma contextualizada e relacionada
com o cotidiano do aluno. A pesquisa é de caráter bibliográfico pautado nas
concepções teóricas de: Antunes (2003, 2007), Cosson (2006), Silva (2016),
Travaglia (2009), Zilberman (2008, 2009), dentre outros. As reflexões realizadas
apontam para a necessidade de o professor incorporar em sua prática, novos
métodos de ensino de forma a tornar o processo de construção da aprendizagem do
aluno, significativo, reflexivo e interativo. |
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